Achocolatados e mingau de milho da Coofasulba vão ganhar o mercado nacional
Os achocolatados e a mistura de mingau de milho produzidos pela Cooperativa da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (Coofasulba), de Ilhéus, ganharão o mercado nacional ainda este ano. Uma parceria foi firmada esta semana entre a instituição e a empresa ATV, com sede no Rio de Janeiro, que atende a mais de 500 prefeituras no Brasil na promoção e divulgação de produtos verticalizados, originários da agricultura familiar brasileira.
Dirigentes da ATV estiveram em Ilhéus e conheceram a indústria da Ceplac, parceira da Coofasulba na produção. “Estamos impressionados com a estrutura e os produtos oferecidos”, destacou o empresário Antônio Detoie. Ele explica que a ASTV não é uma empresa distribuidora de alimentos. A função dela é divulgar e promover mais de mil itens de alimentos no mercado institucional público. Dentre os estados atendidos pelo grupo está São Paulo, cuja capital possui 2 milhões de estudantes/consumidores. Além da capital paulista, mais 50 cidades do interior contam com os produtos da ATV. Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará e Pará, são outros estados onde o grupo atua fortemente.
Entre os parceiros da ATV no mesmo modelo acordado com a Coofasulba, está a Cooperativa Central Gaúcha de Laticínios, uma das mais importantes do País, cujo sistema conta com 18 cooperativas da região sul do País.
Expansão - De acordo com o diretor Nelson Claro, os parceiros da empresa – como é o caso da Coofasulba, a partir de agora - também são convidados a participar dos maiores eventos e feiras relacionados à agricultura familiar brasileira, promovendo degustação e expondo os seus produtos. Hoje, a Coofasulba atua no estado da Bahia, atendendo a 20 prefeituras e ao governo do estado. Por falta de um mercado mais amplo, industrializa mensalmente apenas metade da sua capacidade de produção, estimada em 60 toneladas de achocolatados e 40 toneladas de mingau. Para ampliar sua atuação, tem trabalhado na gestão do empreendimento, na expansão do mercado e, até, na evolução das embalagens, em parceria com o Sebrae,. “Temos evoluído muito com esta parceria”, elogia o vereador Dero Farias, articulador da parceria.
“Com este acordo fechado com a ATV, a Coofasulba acaba com uma das suas maiores dificuldades, que é de ter a nossa marca divulgada e promovida em todo território nacional, sem que tenhamos, para isso, que contratar e qualificar representantes que tenham conhecimento da Lei 11.947”, completa o vereador. A Lei a que Dero Farias se refere exige a compra púbica mínima de 30 por cento de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar. Hoje a Coofasulba representa os interesses de 420 pequenos agricultores mas, com esta nova parceria, isso pode ser ampliado, segundo Dero. Ilhéus, por exemplo, sede da instituição, tem mais de 5 mil agricultores familiares aptos a ser inseridos na expansão do negócio.
O próximo passo será dado pela própria Coofasulba. A cooperativa vai enviar amostras e fichas técnicas dos produtos que pode oferecer, para que a ATV comece a trabalhar na divulgação. “O resultado obviamente que é de médio prazo. Mas temos convicção de que esta será uma parceria de sucesso”, projeta Antonio Detoile. “Um acordo de negócio como este, tem tudo para ser muito bem sucedida, além de significar mais geração de emprego e renda e uma oportunidade de expansão dos nossos produtos como nunca ocorreu antes”, completa Dero Farias.